Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
You Tube
Mulheres em Foco

Mulheres em Foco é um evento criado para auxiliar as mulheres em sua jornada de evolução e transformação em diferenças áreas de sua vida. A mulher é o pilar que nutri o emocional do lar, é capaz de ultrapassar obstáculos, a mulher é forte por natureza e ao longo dos anos demonstra sua capacidade em superar as dificuldades apresentadas em seu dia a dia, porém para isso precisam de mais apoio e menos julgamentos.

No primeiro dia de evento, dia 12, o tema abordado foi violência contra mulher e tivemos como palestrantes Drª. Tatiana Telles e Koeler de Matos, Médica Legista da Polícia Civil de Minas Gerais e a radialista Bruna Martins, que partilharão conosco sua vivência com o tema que teve como objetivo a conscientização quanto as diferentes formas de violência, legislação vigente sobre o assunto e os caminhos que devem ser percorridos para se libertar dela.

A Dra. Tatiana relatou que praticamente 100% dos casos atendidos por ela de violência cometidos contra a mulher são por motivo passional, ou seja, por seus parceiros. Também enfatizou que nossa macrorregião do Sul de Minas que atende 35 Municípios, é uma das únicas que realiza o atendimento humanizado para mulheres e crianças vítimas de violência sexual. Em 2016, 50 profissionais entre médicos pediatras e ginecologistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais do Hospital Regional Samuel Libânio receberam o treinamento necessário para acolher as vítimas.

Este atendimento tipo de atendimento é uma grande conquista, pois poupa a vítima de ter que relatar o fato para diferentes profissionais. Quando a mulher é atendida pela equipe ela já é tratada, medicada e já realizada a coleta do material biológico para identificar o agressor, após isto é liberada para ir para sua casa e dar andamento no inquérito quando se sentir melhor.

A pessoa que dá entrada no Hospital não vai precisar mais ir até o IML para colher material biológico para identificação do agressor. Isso será feito no próprio Hospital credenciado. É um serviço que envolve uma rede de atenção que deve dar privacidade e atendimento imediato às vítimas.

Na noite do dia 13, as palestrantes foram a Jornalista e Empreendedora, Bruna Mariana Souza e a Agente de Desenvolvimento da Sala Mineira Vanessa Eiras que trabalharam o Empreendedorismo Feminino que vem crescendo no país e gerando independência financeira de muitas brasileiras.

E no último dia do evento a Enfermeira do Trabalho e Especializada em Saúde Mental, Dulcilene Machado ressaltou a importância do autocuidado, pois para realizar qualquer atividade é necessário que ela esteja bem primeiro.

Projetos e ações voltadas para o aprimoramento da sociedade como um todo tem obtido uma atenção especial do Poder Legislativo.

Data: 25-11-2019 10:02:01