Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
You Tube
Canudos, pratos e copos plásticos passam a ser proibidos em Cambuí

 

            Passa a valer a partir do dia 07 de outubro de 2019 a obrigatoriedade do uso de canudos, pratos e copos biodegradáveis no Município de Cambuí. A Lei Municipal n.º 2.687 de 2017 estabeleceu um período de um ano para que os comerciantes se adequassem a nova norma.

            O descumprimento da Lei acarretará em advertência, seguida de multa de R$ 2.442,00 e em caso de reincidência será cumulada multa com suspensão das atividades.

            O objetivo é diminuir o consumo de materiais plásticos substituindo-os por produtos que se decomponham mais rápido. Segundo um estudo da revista americana "Science", oito milhões de toneladas de restos plásticos são jogados todos os anos nos mares e oceanos, o equivalente a 250 quilos por segundo.

            A seriedade da questão está refletida no debate da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal que pretende proibir a fabricação, a importação, a distribuição e a venda de sacolas plásticas para guardar e transportar mercadorias, além de utensílios plásticos descartáveis para consumo de alimentos e bebidas, como é o caso dos canudos. A exceção é para as sacolas e utensílios descartáveis feitos com material integralmente biodegradável.

            A ideia legislativa foi apoiada por mais de 24 mil pessoas no portal e-Cidadania, sendo transformada no Projeto de Lei do Senado nº 263/2018.

            A preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos e pequenos gestos como o contido na Lei Municipal n.º 2.687 de 2017 fazem uma grande diferença para o futuro de nossa cidade.

Data: 11-09-2019 13:39:35