Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
You Tube
Webline Sistemas

A Câmara Municipal de Cambuí realizou na noite de quinta-feira, 16, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas 2016. Este projeto é uma realização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em conjunto com a PUC-Minas e das Câmaras Municipais. O projeto criado em 2004, reúne 47 câmaras mineiras este ano.

O Parlamento Jovem é formado por jovens estudantes do ensino médio e tem por objetivo debater noções de cidadania e política. Durante três meses, os 15 participantes em Cambuí puderam conhecer mais sobre o funcionamento do Poder Legislativo, suas funções e os reflexos da política na vida do cidadão.

O ponto alto desta primeira parte do projeto foi a realização da Plenária Municipal. Neste momento os jovens apresentaram propostas para o tema Mobilidade Urbana. Ao todo foram 20 proposições aprovadas que irão compor o documento final para o município. Além disso, seis delas foram priorizadas pelos jovens e seguirão para a segunda etapa do projeto, a Plenária Regional, que ocorrerá na cidade de Ouro Fino, no dia 15 de julho. As propostas encaminhadas por Cambuí se juntarão as enviadas por Extrema, Monte Sião, Santa Rita de Caldas, Andradas e Ouro Fino, que são os municípios que compõem o Polo Sul de Minas I.

Dentre as propostas apresentadas estão a criação de Disque Denúncia, onde o cidadão poderá informar irregularidades em questão relacionadas a infraestrutura de transportes e mobilidade; a inclusão do tema 'educação no trânsito' na grade curricular do Ensino Fundamental; criação de assembleias de participação popular para tratar de mobilidade urbana e o incentivo ao uso de bicicletas.

A condução dos debates e a discussões das propostas foi conduzida pelos próprios estudantes. Segundo Lucas Melo, 15, a experiência foi ótima. "Valeu muito a pena participar e conhecer um pouco mais sobre a política. Eu já gostava, agora passei a gostar mais", disse.

O presidente da Câmara Municipal de Cambuí, vereador Luiz Finamor, avaliou como positiva a Plenária Municipal, destacando o trabalho dos alunos. "Foram sugestões muito interessantes, o que demonstra que os alunos entenderam a proposta e se dedicaram no projeto", afirmou. Ele ainda ressaltou a importância do projeto e da Escola do Legislativo Dr. Cláudio do Nascimento Magalhães para a formação dos jovens. "Esta é a primeira ação de nossa escola, criada este ano, que tem este objetivo: contribuir para a formação cidadã. Levar a estes jovens a verdadeira noção de política e cidadania, para que, no futuro, tenhamos cidadãos de bem e, quem sabe, novos políticos", completou.

Também participaram da Plenária o prefeito de Cambuí, Dirceu Dias, os vereadores José do Carmo Dias, Lúcia Leite e Olímpio Cláudio, bem como o presidente da Câmara Municipal de Ouro Fino, Bruno Zucareli, e a diretora legislativa, Simone Sarapu, que representaram a coordenação do Polo Sul de Minas I.