Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
You Tube
Data: 18/12/2014 Hora: 11:50:00
Palavra do Presidente - Dezembro
Webline Sistemas

Nestes dois primeiros anos da 17ª Legislatura na Câmara Municipal de Cambuí o trabalho e as realizações são aspectos que devemos destacar. Nesse período a Câmara votou vários requerimentos e Projetos de Lei de suma importância para o Município. Foi também um tempo de muita aprendizagem e crescimento para todos, pois pudemos conhecer de fato o funcionamento deste Poder, estudamos o seu Regimento Interno, conhecemos mais intimamente a Lei Orgânica Municipal, entre outras coisas. Enfim, estes anos foram muito produtivos e trabalhosos para todos os Vereadores, pois  analisamos com atenção todos os projetos apresentados e participamos de muitas reuniões que tinham como objetivo o bem da população, onde o projeto Câmara Itinerante realizado em vários Bairros de nosso Município, possibilitou que o cidadão pudesse, no seu bairro e na presença seus representantes, reivindicar diretamente o que lhes é de direito e de primeira necessidade. Destacamos ainda, o projeto Educando para a Cidadania, que trouxe jovens estudantes à realidade legislativa fazendo-os entender como nasce e se desenvolve um projeto.

 

Também, não poderia deixar de destacar que dificuldades foram encontradas pelo caminho, muitas delas, pelo fato de que os Vereadores possuem um Poder muito limitado, o que impossibilita que atendam às diversas reivindicações dos munícipes. É importante esclarecer que não pudemos atender diretamente algumas questões de nossa população, pois esta atribuição é de competência do Poder Executivo. No entanto, buscamos desempenhar nosso papel cobrando da Administração e indicando as melhorias necessárias ao Município.

 

É oportuno destacar ainda, atuações legislativas as quais realizamos a favor das áreas de Saúde e Educação. Houve ainda, muito empenho, e  diálogo  com o  Executivo, para podermos de alguma maneira, atender às demandas da população. Foi  através dessas ações, que surgiu entre o Executivo e o Legislativo um modelo de relação harmoniosa e diplomática. Esta relação permitiu o amplo diálogo entre os dois poderes, pois de um lado temos o Poder Legislativo, que é cobrado pela população diariamente, e de outro o Poder Executivo, que deve atender às reivindicações da população. Assim, nossa competência para votar projetos e principalmente fiscalizar os atos do Executivo, foi realizada sem transtornos, diante da relação e respeito existente entre esses dois entes.

 

Os anos de 2013/2014, foram anos difíceis por se tratar do inicio de uma nova legislatura e por ter havido uma mudança grande de paradigmas em nosso Município. Porém, não podemos deixar de admitir que foram anos de grandes conquistas e realizações. Na condição de  Presidente da Câmara Municipal de Cambuí, concluo, juntamente com os membros desta Casa os trabalhos deste primeiro biênio, com a certeza de dever cumprido, de uma luta constante e com a esperança de um futuro cada vez melhor. A partir de 1º de janeiro de 2015, inicia-se uma nova etapa, uma nova  gestão, uma nova mesa será composta. No entanto, os ideais de luta pelo nosso povo, continuam sendo o pilar de nossos trabalhos. Esperamos que o Executivo possa superar todas as dificuldades enfrentadas ao longo desses dois primeiros anos de gestão, e que possa atender às variadas necessidades da população como: disponibilização de mais médicos, mais medicamentos, apoio aos produtores rurais, apoio aos comerciantes e donos de indústrias, melhoria na segurança pública, dentre os variados outros setores de nossa cidade. Ansiosos, torcemos para que em breve vejamos o real funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto e a conseqüente adequação às normas de preservação do meio ambiente.

Gostaria ainda de destacar o crescimento da participação popular nas reuniões da Câmara, uma vez que isso se deve à maior conscientização da população sobre seus direitos e da necessidade de participação nas decisões da Câmara Municipal, o que tem como resultado um maior empenho dos vereadores em cumprir rigorosamente suas atribuições Constitucionais em nome da população cambuiense.

 

Por fim, temos que ter consciência de que nossa cidade passa por muitas dificuldades, assim como outras tantas pelo Brasil. Mas podemos dizer que Cambuí é um lugar maravilhoso de se viver. Esperamos que a participação popular torne-se cada vez mais freqüente e atuante em todos os assuntos que dizem respeito ao crescimento do município.  A mensagem que deixamos é que a Câmara Municipal está ciente das questões de nossa cidade e está certa de que o  Poder Executivo poderá sempre contar com apoio do Poder Legislativo, com uma relação pautada pelo diálogo e uma relação diplomática, para enfrentar estes obstáculos e buscar o melhor em prol de nossa gente. Continuaremos legislando e fiscalizando, buscando o melhor para nosso município. O trabalho legislativo só produz frutos, quando realizado com seriedade e trabalho, estes realizados incessantemente em prol da população. Por  isso gostaria de agradecer a todos os membros desta Casa  pela seriedade e competência com a qual exerceram suas funções legislativas neste primeiro biênio, fazendo com que nosso trabalho hoje seja respeitado e tenha a credibilidade necessária.

 

À todos um Natal repleto de bênçãos e um Ano Novo cheio de esperanças e realizações.

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro